quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alimentação

O grupo analisou formas de uma alimentação mais saudável.

É importante manter uma boa base alimentícia para obter melhor funcionamento do organismo e evitar intercorrências clínicas.


- Métodos para um melhor preparo diante uma competição visando a alimentação dos atletas. (Jogadores de Basquete)

Os princípios base para uma correta alimentação do desportista no basquete assentam por um lado, na satisfação diária das necessidades energéticas e plásticas, através de um adequado fornecimento em calorias (energia) de hidratos de carbono, gorduras, proteínas, água, minerais e vitaminas. Deverá ser analisado e calculado em função das necessidades energéticas; o metabolismo basal, o trabalho muscular, a regulação térmica, o crescimento (infância e adolescência) e a ação dinâmica específica dos alimentos (energia gasta com a digestão e absorção dos próprios alimentos). Deverá ser constituída por 55% de hidratos de carbono (arroz, massa, pão, batata, açúcar, bolos, etc.), 30% de gorduras (relação gordura vegetal / gordura animal) e 15 % de proteínas (relação proteínas animais / vegetais). Uma boa hidratação é fundamental no desportista não só porque o rendimento de um atleta diminui com o aumento da desidratação mais também porque certas lesões desportivas (roturas musculares e tendinosas) são mais frequentes quando há desidratação. A quantidade de água a administrar diariamente varia em função do trabalho muscular, temperatura, altitude e umidade ambiente, devendo no mínimo ser fornecido 1 ml por cada caloria da ração alimentar (no mínimo 3 litros / dia : 1,5 litros como bebida e 1,5 litros incorporados nos alimentos). O ideal será que o atleta nunca sinta sede, para o que será necessário ir administrando pequenas quantidades de água, quer na fase pré-competitiva, quer durante a competição. As necessidades em vitaminas e minerais estão aumentadas no desportista, especialmente no que se refere às vitaminas B1, B6, B12, e C, também chamadas vitaminas tónico-desportivas ou vitaminas do desportista.


- Para uma saúde alimentícia, o que deve ser feito?

* Observar adicionando variadas porções ricas nos diversos tipos de carboidratos em seu prato. 
* Não exagerar em doces, apesar de ser energia ativa, caso seja ingerido em grande quantidade teremos facilitação a um marasmo. (Marasmo é um tipo de desnutrição proteico-calórica).
* Não se deve exagerar em gorduras, apesar de ser energia guardada, ela tira o equilíbrio.
* É importante evitar frituras e quando fritar o alimento utilizar pouca ou nenhuma gordura. (Existem alimentos que podem ser ''fritos'' usando apenas um pouco de água).
* Retirar toda gordura visível das carnes e dar sempre preferência a carnes mais magras.
* Alimentar-se até sentir-se satisfeito e não comer mais do que isso. Não existe exagero que não seja prejudicial à Saúde.
* Sempre consumir uma fruta cítrica por dia.
* Troque o refrigerante por suco de fruta, alguns sucos naturais apresentam até mais calorias do que um refrigerante, porém têm a vantagem de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

* Lavar muito bem os vegetais, principalmente aqueles que serão consumidos com casca.
* Beber bastante líquido durante todo o dia.






Obs.: Para adquirir uma boa alimentação deve haver um balanceamento entre os níveis de substratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário